Roberto Vinicius/Gazeta PressJonas foi o destaque do Grêmio, fazendo três gols e se isolando na artilharia
Vivendo um bom momento, o Grêmio goleou o Prudente por 4 a 0 e se aproximou dos líderes do Campeonato Brasileiro. Os gols do Tricolor gaúcho foram marcados por Jonas, três vezes e por André Lima.
Com esse triunfo, o Grêmio chegou aos 42 pontos, dez a menos que o atual líder, o Fluminense e seis do Cruzeiro, dono atual da última vaga para a Libertadores e que joga nesta quinta-feira (7) contra o Goiás, no Serra Dourada.
Desfalcado de seus dois volantes titulares (Adilson e Fábio Rochemback), o técnico Renato Gaúcho armou o Grêmio do mesmo modo que nas últimas duas partidas: com um zagueiro jogando de centromédio - no caso desta quarta, Vilson. O Tricolor contou também com as voltas de Paulão, Rafael Marques, Douglas e André Lima, que não atuaram em Salvador diante do Vitória, suspensos. O goleiro Victor, na seleção brasileira, deu lugar a Marcelo Grohe.
O time gaúcho começou com tudo. Os primeiros minutos foram marcados por forte marcação do Grêmio no campo de frente, forçando erros da defesa paulista. Logo aos 45 segundos, Jonas aproveitou trapalhada da zaga e rolou para André Lima fazer, de dentro da pequena área, o primeiro gol do jogo.
Passado o pavor inicial, o Grêmio Prudente respondeu duas vezes, aos seis e nove minutos, em dois chutes perigosos de William José, que rasparam a trave de Marcelo Grohe. O time paulista chegou perto também aos 17, com Adriano Pimenta, mas Willian Magrão impediu o arremate.
Depois de sofrer a ameaça do empate, o Grêmio foi para cima no intuito de definir o jogo, e conseguiu. Aos 21, Lúcio cruzou e André Lima tocou de cabeça, com perigo. Três minutos depois, não houve jeito: Fábio Santos tabelou com Douglas e cruzou para Jonas fazer 2 a 0, após corta-luz de André Lima. O artilheiro do campeonato quase marcou outro aos 28, em cruzamento de Lúcio, mas a cabeçada roçou a trave. Aos 32, Jonas encobriu o goleiro Giovanni com um tirambaço de fora da área, fazendo um golaço, o seu 16º gol no Brasileirão.
Completamente perdido em campo com a goleada, o Grêmio Prudente trocou duas vezes antes do intervalo: Bruno Ribeiro e Arthur Henrique deixaram o campo para as entradas de Wanderley e Marcelo Oliveira. O time gaúcho, porém, é quem teve chance de ampliar: aos 43, Willian Magrão encontrou Jonas mais uma vez livre na área. O atacante tocou de cabeça na trave de Giovanni.
Em ritmo claramente mais baixo na volta para o intervalo, o time gaúcho viu o crescimento do adversário em campo. O Grêmio Prudente começou o segundo tempo criando boa chance com Wanderley, que arrancou, entrou na área, mas arrematou em cima de Marcelo Grohe. Aos cinco, William José recebeu e concluiu da entrada da área, quase encobrindo o goleiro gremista.
Depois de sofrer com outras chegadas do time paulista, Renato Gaúcho colocou Leandro no lugar de Willian Magrão, visando a retomar o controle do meio-campo. Mesmo assim, Marcelo Grohe voltou a ter trabalho aos 19, quando Wesley chutou cruzado, obrigando o goleiro gremista a bela espalmada. O Grêmio só foi responder aos 24, quando Jonas deu uma paulada de longe, obrigando Giovanni a grande defesa.
Aos 37, Marcelo Grohe fez grande defesa em chute de Wanderley. No contra-ataque, André Lima chutou, Giovanni espalmou e, no rebote, Jonas foi derrubado, sofrendo pênalti. Na cobrança, o artilheiro fez seu 17º gol, disparando de vez na contagem de goleadores do Brasileirão: 4 a 0.
Fabiano Gadelha quase descontou aos 44, mas a bola saiu perto do ângulo de Marcelo Grohe. Douglas ainda obrigou Giovanni a bela defesa aos 47, em cobrança de falta. No último lance do jogo, Jonas perdeu um gol incrível: entrou livre, driblou o goleiro e, com a meta vazia, chutou para fora. Seria seu quarto na partida, mas nenhum gremista sentiu falta.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 x 0 GRÊMIO PRUDENTE
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 6 de outubro de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Ricardo de Almeida (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Leandro (Grêmio); Diego, Wesley e Anderson Pedra (Grêmio-SP)
Gols: GRÊMIO: André Lima, aos 45 segundos do primeiro tempo; Jonas, aos 24 e aos 32 minutos do primeiro tempo e, de pênalti, aos 39 minutos do segundo tempo
Público: 18.198 espectadores
Renda: R$ 280.494,50
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gílson); Vilson, Willian Magrão (Leandro), Lúcio (Diego Clementino) e Douglas; Jonas e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho
GRÊMIO PRUDENTE: Giovanni; Bruno Ribeiro (Wanderley), Anderson Luís, Diego Giaretta e Artur Henrique (Marcelo Oliveira); Anderson Pedra, João Artur, Roberto e Adriano Pimenta (Fabiano Gadelha); Wesley e William José
Técnico: Fábio Giuntini
Nenhum comentário:
Postar um comentário