O Corinthians entra em campo contra o São Paulo nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, pela 25ª rodada, para evitar não apenas uma crise ainda maior do que a que se encontra, mas também a 16º queda de um técnico seu após uma partida válida pelo clássico paulistano. Tite, atual dono do cargo no Parque São Jorge, segue em situação delicada.
"Por maior que seja a pressão, os resultados, estávamos há sete rodadas na liderança. Não vamos apelar. O jogo é vencido dentro de campo, qualidade técnica, tem que ter cuidado para não passar do ponto. Jogo de futebol é uma atividade profissional, mas tem que ter calma, porque daqui a pouco vamos levar uma responsabilidade para o campo que é acima do fator segurança", disse o comandante corintiano nesta terça-feira - ele foi demitido após um jogo contra o São Paulo em 2005, depois de revés por 1 a 0.
Ao longo da história, nada menos que 14 treinadores do clube alvinegro foram demitidos depois de reveses contra o clube tricolor: Joseph Tiger (1944), Alcides Aguiar (1946), Rato (1954), Oswaldo Brandão (1957), João Lima (1961), Dino Sani (duas vezes, em 1970 e 75), Julinho (1981), Cilinho (1991), Júnior (2003), Juninho Fonseca (2004), Tite (2005), Daniel Passarela (2005), Antônio Lopes (2006) e Ademar Braga (2006).
"A gente vai jogar amanhã pra vencer, se vai cair algum técnico ou não é alguma coisa da diretoria de lá. Se eles estivessem melhor no campeonato nós iríamos jogar para vencer também. É encarar como se fosse mais um clássico, se perder ou ganhar amanhã tem mais 13 rodadas pela frente", minimizou Casemiro.
Com 43 pontos, o Corinthians passa por um momento turbulento no Campeonato Brasileiro depois da perda da liderança, que foi ocupada pelo time alvinegro por 17 rodadas. Contra o São Paulo, segundo colocado do torneio - os corintianos estão no terceiro posto -, a equipe precisa da vitória para se reerguer e salvar a pele de seu técnico. E também, claro, evitar que mais uma vez na história seu arquirrival saia de cena como carrasco de seus treinadores.
Confira todos os clássicos que derrubaram treinadores corintianos na história:
Campeonato Paulista de 1944 - Corinthians 0 x 4 São Paulo: Joseph Tiger não resistiu ao revés, mesmo com a série de seis vitórias consecutivas que detinha.
Taça Cidade de São Paulo de 1946 - Corinthians 1 x 5 São Paulo: Alcides Aguiar pagou o pato pelo massacre, ocorrido no primeiro dia daquele ano.
Torneio Rio-São Paulo de 1954 - Corinthians 0 x 1 São Paulo: Haroldo foi responsável pela queda de Rato ao balançar as redes no final do segundo tempo.
Campeonato Paulista de 1957 - São Paulo 3 x 1 Corinthians: Oswaldo Brandão, há três anos no cargo, sucumbiu na final do estadual e acabou demitido.
Torneio Rio-São Paulo de 1961 - Corinthians 2 x 3 São Paulo: A goleada sofrida para o Noroeste dias antes também ajudou na saída de João Lima do cargo.
Campeonato Paulista de 1970 - São Paulo 1 x 0 Corinthians: Com Rivelino em campo, Pará despachou Dino Sani pela primeira vez.
Campeonato Paulista de 1975 - Corinthians 1 x 2 São Paulo: O segundo adeus de Dino Sani veio nesta derrota de 75, com dois gols de Serginho Chulapa.
Campeonato Paulista de 1981 - São Paulo 2 x 0 Corinthians: Com outros dois gols de Serginho Chulapa, quem despediu-se do time alvinegro foi Julinho.
Campeonato Paulista de 1991 - Corinthians 0 x 0 São Paulo: Cilinho não resistiu aos três gols de Raí e acabou desempregado.
Campeonato Brasileiro de 2003 - São Paulo 3 x 0 Corinthians: Diego Tardelli, Carlos Alberto e Fábio Simplício deram números à queda de Júnior do comando alvinegro.
Campeonato Paulista de 2004 - São Paulo 1 x 0 Corinthians: A vítima foi Juninho Fonseca, substituto de Júnior. Fabão fez o tento são-paulino.
Campeonato Paulista de 2005 - São Paulo 1 x 0 Corinthians: O lateral-direito Coelho perdeu um pênalti e contribuiu para a demissão de Tite na ocasião.
Campeonato Brasileiro de 2005 - Corinthians 1 x 5 São Paulo: Nem a presença de Carlitos Tevez no clube alvinegro evitou a goleada, que derrubou Daniel Passarela.
Campeonato Paulista de 2006 - São Paulo 2 x 1 Corinthians: O despedido da vez foi Antônio Lopes, que despediu-se mesmo com o título brasileiro de 2005.
Campeonato Brasileiro de 2006 - Corinthians 1 x 3 São Paulo: O inexperiente e falastrão Ademar Braga viu Souza, Alex Dias e Lenílson garantirem seu desemprego
Nenhum comentário:
Postar um comentário